Nascida em Valência - Espanha, Bebe (Nieves Rebolledo Vila), é filha de músicos integrantes do grupo folk Surberina. Criada nesse ambiente com a música muito próxima, começa a tocar violão aos 11 anos e em 1995 se inicia como corista na banda Vanagloria. Logo depois, muda para o grupo Badajoz, vai para Madri onde vai estudar arte dramática e por lá ganha o concurso de "cantautores" de 2001.
Desde então, passou a colaborar com os trabalhos de Tontxu e especialmente com Luis Pastor. Ainda continua a atuar em banda, mas também, como solista. Porém prefere não se ater a um contexto, uma via... se mantém sempre liberta para poder fazer o que tem vontade.
Então, em 2003, sob a produção de Carlos Jean ( o mesmo que produziu Nena Daconte e outros mais), Bebe decide registrar suas canções em um cd chamado "PaFuera Telarañas". Que a crítica recebeu como um disco "Sólido e com muita atitude". As canções de maior sucesso desse disco foram “Ella” - que é uma ode às mulheres, uma elevação da auto-estima feminina e “Malo”, que trata da violência contra a mulher. Essa última virou hino nas paradas argentinas e demais países de língua espanhola.
Ainda em meio ao reboliço causado pelo sucesso do cd, em 2006, Bebe se afasta do cenário musical. Nesse período, se dedica à se apresentar em filmes espanhóis e só retorna em 2009 com o disco "Y." ( I griega punto), o qual trouxe Bebe numa pegada um pouco diferente, mas não menos original, sob a produção de novo de Carlos Jean. Faixas que merecem destaque "Me fui" - que tem uma letra que trata do quanto somos cegos ao que nos está ao lado e "La bicha" - mais outra ovação a si mesma, a ser mulher.
Não sei por que Bebe me lembra Maria Bethânia, não no estilo musical, mas alguma coisa nela, no jeito…Além dela, quando a ouço lembro também de Manu Chao... Baixe sem medo de ser feliz.
Discografia:
2004 - PaFuera Telarañas
2009 - Y.
“Por eso me fui /Pa echarte de menos /Me fui /Pa volver de nuevo/ Me fui /Pa estar sola /Me fui, por eso me fui /Pa echarte de menos /Me fui /Pa volver de nuevo /Me fui pa estar sola /Me fui...” (me fui)