Belanova e seu sonho Eletro |  Latino Hits ~ Muito Mais Do Que Você Imagina

Belanova e seu sonho Eletro

Pra quem já acompanha o blog há algum tempo certamente já conhece a banda mexicana de música (eletro) pop Belanova. Já fizemos um post há alguns anos (veja aqui). E outro dia, postamos o vídeo do último single da banda no nosso twitter (ainda não segue a gente? @latinohits2)
Belanova é senão a mais, está entre as bem sucedidas naquilo que produz: música pop com uma pegada eletrônica (ou sytnhec), como alguns preferem. Conseqüência desse sucesso foi a escolha dela como embaixadora dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara no México – base da banda.“Fantasía Pop” foi o  disco que rendeu muitos prêmios e notoriedade, tanto que chegaram a entrar nos charts de vendas digitais do Japão. Eles retornaram em 2011, após quase 03 anos entre divulgação do cd antigo e produção futura, que gerou um projeto com dois discos “Sueño Electro I e II” (Universal Música Latina), aquele lançado em 2010 e este em 2011.
Nada De Más foi o primeiro single e fazendo uma comparação com 1,2,3 go! do cd anterior é como se fosse uma continuação da fórmula que estava dando certo e sabemos que em time que está dando certo não se mexe. Esperava-se que uma música de divulgação seria “pow pow”, mas aparentemente de forma precipitada a gravadora liberou em sua conta no youtube o vídeo de “No me voy a morir”, que havia sido gravada em conjunto com o primeiro vídeo e é uma continuação ou ciclo da mesma história. Contrariados, produziram uma versão bem legal com fãs nas ruas ouvindo a música e cantando junto e uparam em sua conta pessoal. Particularmente entre Pow pow e No me voy a morir, a primeira tem uma pegada bem mais gostosa.
Com o lançamento da parte II do seu “Sonho Eletro”, Belanova apresenta canções bem mais orgânicas e menos “eletrônicas” como na primeira parte. De cara, quando se passa o olho na track list atenta-se para a repetição de uma música da parte I: Tic Toc, mas agora com a participação da cantora russa ex-t.a.t.u. Lena Katina. A nova versão ficou bem mais agrável e limpa e ganhou um vídeo produzido por eles mesmos e disponibilizado em sua conta pessoal. O “single” ganhou posições importantes, inclusive no itunes Brasil, mas ficou claro a destonância em apresentações ao vivo entre o europop de Lena Katina e o eletro da banda mexicana (veja aqui).
Mas antes de lançarem Tic Toc, Mariposas foi seu primeiro alvo de divulgação. É uma música como a maioria das que a banda produz em que se retrata o reino mágico e intangível de Denisse Guerrero: vídeo lúdico que trabalha com mono de cores pra levar o expectador ao irreal e por fim se fecha ratificando isso, como vocês podem conferir:
Por fim, o último single e mais controverso da segunda parte do projeto: Hasta el final. Esta música está sob processo de plágio, visto que, que o filho de Consuelo Velázquez (a compositora de Besame Muscho) ingressou contra Belanova pela NOTÁVEL, até para os ouvidos de leigos (digo, eu), semelhança entre os arranjos com a canção “Amar y Vivir” Que, de fato, me surpreendeu. Jamais imaginaria Belanova fazendo algo mais “latino”, mais sangue, mais vivo, mais México e eis que eles nos arrebataram, mostrando que são realmente camaleônicos e acima de tudo, extremamente profissionais e BONS!
A primeira e segunda parte se diferem quanto “a vida” nos arranjos, em que o segundo momento nos puxa até a alma. A banda tem iniciado um processo forte de internacionalização do seu mercado principalmente para os Estados Unidos (onde gravou os vídeos da versão de luxo de seu álbum  - veja aqui) e a Europa (onde ano passado concorreram ao prêmio de Banda do Mundo pela MTV Europa). Penso que o fato de cantar em espanhol e serem do México seja o que mais dificulta esse processo, porque ao mesmo tempo em que há milhares de pessoas que adoram toda essa imagem caricata vendida por Thalía, Ricky Martin e companhia, os artistas que não compactuam desse conceito sofrem por se afastarem e mostrarem que não são um subproduto do que é produzido fora.

Discos da Postagem:

Sueños Electro I -  Universal Musica México.
Sueño Electro II -  Universal Musica México