Prêmios Billboard Latino ~ Artistas do Ano: Shakira |  Latino Hits ~ Muito Mais Do Que Você Imagina

Prêmios Billboard Latino ~ Artistas do Ano: Shakira



shakira-sale-el-sol-1920x10802
O Billboard Latino, que é uma premiação oferecida pela revista americana Billboard que mede os êxitos de vendas e raitings de rádios de países de origem latina – em todo o mundo,  desse ano ocorre entre os dias 23 e 26 de Abril, mas tem sua grande festa no dia 23 transmitido pelo canal americano Telemundo (assista ao vivo) e tem como indicados ao grande prêmio da noite: Artista do ano, em que concorrem Shakira, Maná, Romeo Santos e Prince Royce. Começo falando sobre a única mulher no meio desse monte de marmanjo, a já calejada em levar as premiações Shakira (2 Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 14 Latin Billboard Awards e 3 WMA e 5 NRJ Music Awards) .
Pouco tempo atrás Shakira levou um dos prêmios mais, senão o mais, importante da música francófona o “NRJ Awards”, como prêmio de honra. Sabe-se que ela é sempre aclamada pelo público francês seja por sempre trazer ritmos “exóticos” ao gosto dos amantes  ou por sempre mimá-los com canções e versões em sua língua nativa. E não foi só isso, ela cantou pela primeira vez ao vivo a versão que fez da música “Je Laime à Mourir” de Francis Cabrel, confere abaixo:

 

De fato, com o lançamento de Sale el Sol  (The Sun Comes Out) , Shakira se voltou mais  para o mercado latino, de tal forma, que veio 02 vezes ao Brasil  só em 2011.Da primeira vez, como estrela do “The Pop Festival” e logo após, a artista do palco principal do Rock in Rio.
Hoje na América Latina não há cantora que venda mais que ela e nem mais famosa. Tudo que ela faz seja musicalmente, seja  com seu projeto social ( fundación pies descalzos) etc. chama atenção -  todos querem Shakira. Mas sinceramente?  Faz algum tempo que ela não produz nada de diferente, ao ouvir apenas  um hit dela há o empolgamento, porque em suas músicas ela consegue transformar o “popular” em música que todas as classes gostam de ouvir. Foi o seu grande feito em Sale el Sol com a Cumbia, tão marcante na  região da Colômbia e do Caribe e que sempre foi desprezado, tratado como música de “povão”. No entanto, esse encantamento se torna enjoativo ao se assistir a um DVD/Show completo dela.
A impressão que se tem é que ela é sempre a mesma “ moça do quadril “, da dança do ventre. Quando do lançamento de Shewolf/Loba (cd anterior a Sale el Sol/The Sun Comes Out), havia uma cantora diferente, com batidas diferentes, que não havia perdido a sua relação com a dança, mas que havia se permitido um processo de evolução, então veio o Boom Waka, Waka, o single “Men in This Town” foi cancelado e só. Há em Sale el Sol,  faixas como Mariposas e Devoción (apresentação na premiação dos “40 principales”) que nos faz relembrar uma Shakira lá do começo da carreira que entoava pelas rádios seu “Estoy aquí” e “Inevitable”, mas só faz relembrar mesmo, a sensação que se tem é que  a moça está perdida, que não sabe o que produzir. Não sabe se põe como ícone latino para o mundo ou como ícone do mundo para o mercado latino. É uma pena e por isso não aposto nela para ganhar o prêmio de artista do Billboard Latino do ano. Ao menos deste.

HotSite do Billboard Latino           Site Oficial de Shakira     Itunes

Discos da Postagem

  • Loba/She Wolf (Deluxe Edition)
  • Sale el Sol/The Sun Comes Out (Deluxe Edition)
  • Live from Paris

Mais de Música da Colômbia? Conheça Carlos Vives.