Thalía: Amor A La Mexicana |  Latino Hits ~ Muito Mais Do Que Você Imagina

Thalía: Amor A La Mexicana

Thalia t9png
Quem no Brasil não conhece Thalía? Muito difícil. Muito difícil mesmo, talvez somente um desavisado, ou alguém que viva aquém da civilização pode não conhecê-la. Escolher uma imagem pra compor este post também foi muito difícil, eis que a moça é considerada uma das mais belas do mundo, segundo a revista People.
 
Desde criança ela já era estrela no México. Participou de vários grupos infato-juvenis, no estilo do Balão Mágico no Brasil, um deles foi o Timbiriche, que teve como companheira a então cantora Paulina Rubio, seu desafeto até hoje. Mas somente quando se lança em carreira solo é que Ariadna Thalía Sodi Miranda, ou simplemente Thalía deslanchou para o mundo.
 
Seu primeiro disco era homônimo ao seu e assim como os subseqüentes Mundo Cristal(1991) e Love (1992) tiveram êxito no México. Porém, apesar disso, Thalía vem a se estabelecer como grande cantora da música hispânica ao aceitar o convite da rede de Televisão do México Televisa para protagonizar a trilogia das “Três Marias: Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro”. Que segundo a emissora foi vista por mais de 02 bilhões de pessoas em todo mundo. Nas Filipinas, o horário da novela era motivo de tregua entre as facções; tanto sucesso por lá que Thalía gravou em idioma local, tagalo,  e por aqui também, que acabou rendendo três músicas em português.
 
Reconhecimento maior veio com “En Éxtasis”(1995), seu primeiro álbum pela EMI e também o primeiro a superar as barreiras do México. É neste álbum que tem o hit “Piel Morena”, que leva Thalía aos charts europeus, americanos e da Ásia. Amor a la Mexicana (1997) a mantém na disputa com grandes artistas americanos. É nesse período que ela é vista por milhares de pessoas em todo mundo através de suas novelas, inclusive no Brasil. (vídeo do Domingo Legal).
Três anos sem gravar… e a cantora vem Arrasando (2000). Neste mesmo ano, passa no Brasil a última novela feita por ela, Rosalinda. O sucesso é imenso e novamente ela vem pra cá divulgar seu cd, tão grande é que ganha uma versão em inglês chamada de “It´s my party”. Foi com esse álbum que  ganha seu único Grammy, por engenharia de som.
 
De volta às raízes, ela lança “Thalía con Banda - Grandes Éxitos" (2001). Banda é aquele estilo mexicano bem característico, com mariachis e tudo mais. São os maiores sucessos dela no ritmo que os mexicanos gostam: o sucesso é imediato. Tanto que até hoje, grandes cantores lançam versões no estilo, para ficarem mais populares. No ano seguinte, lança mais um disco homônimo e como sempre de muito êxito, o mesmo ganha versão em inglês chamado Thalía (english) e em 2004 sai o primeiro grande compilado dos maiores sucessos dela chamado Greatest Hits (assista ao vídeo A Quién Le Importa).
 
El Sexto Sentido (2005), apesar de até ganhar uma versão “reload” (El Sexto Sentido Re+Loaded), tem baixas vendas e é o início do inferno que Thalía enfrentará com força no sucessor Lunada (2008)”. .A não ser pelo single inicial “Ten paciencia”, o resto do álbum tem uma péssima divulgação e como a mesma diz “não houve o respeito necessário com o meu trabalho”. E desde então, Thalía passa a ser contratada da Sony Music, que até pouco tempo era dirigida por seu marido Tommy Mottola.
 
Após dedicar-se à sua recém-nascida filha. Surge o então álbum chamado de Primera Fila -  que é um projeto acustico semelhante ao que MTV faz. É um disco despretencioso, com algumas participações e Thalía cantando ao vivo; apesar de muita gente dizer que o DVD foi gravado com um áudio posterior. Sendo assim ou não, é um grande trabalho, o qual a trouxe novamente para a lista das cantoras mais vistas e ouvidas na América Latina e  ainda rendeu a marca de disco de Diamante em diversos países, incluso os Estados Unidos (só pra constar, nesse DVD há uma versão da música do Roberto Carlos “Como Vai Você”, em espanhol). Sucesso de vendas, essa compilação ganha uma nova versão chama de “Primera Fila -  un año después”, com canções em ritmos diferentes, como equivocada em ritmo de Bachata.

Mesmo  que algumas pessoas não gostem do estilo de Thalía e do que ela representa, ela é uma referência para o que chamamos de “Música Latina” ou “Latin Music” e derivados. Foi a primeira a se consolidar nos charts mundo a fora,  a mostrar que se poderia produzir música pop abaixo do Trópico de Câncer e o melhor, ter resultados bastante expressivos no que tange a números e vendagens. Conseguiu vender o que parecia fanfarrão, pobre, subdesenvolvido à fina estampa.  ¡DALE THALÍA!
Discografia

Álbuns de estúdio
  • Thalía (1990)
  • Mundo de Cristal (1991)
  • Love (1992)
  • En Éxtasis (1995)
  • Amor a La Mexicana (1997)
  • Arrasando (2000)
  • Thalía (2002)
  • Thalía (English) (2003)
  • El Sexto Sentido (2005)
  • Lunada (2008)
Compilações
  • Nandito Ako (1997)
  • Thalía con Banda - Grandes Éxitos (2001)
  • Thalia's Hits Remixed (2003)
  • Greatest Hits (2004)
  • El Sexto Sentido Re+Loaded (2006)
  • Primera Fila: Un Ano Despues (2010)
Álbuns ao vivo
  • Primera Fila (2009)
    Amor a la mexicana/Caliente al ritmo del sol/Despacio y luego me mata/Mi macho de corazón/Amor a la mexicana" Amor a la mexicana




.