Filha de imigrantes portugueses, Nelly Furtado se tornou famosa no mundo musical com o single “I´m a like bird” (2000). E depois desse veio muitos outros sucessos, os quais a projetaram… de tal forma, que muitos dos seus fãs lá do início passaram a não gostar mais da proposta da cantora canadense.
Desde o início, ele sempre fez questão de expor a sua etinicidade, seu modo diferente de ver o mundo. Tinha sempre um quê de cultura nas suas produção, que a distinguia do joio que se produzia na época. Com esse espírito saiu a primeira produção “latina”, que é uma música com aquele que vai ser seu irmãozão Juanes e a canção “Fotografia”.
O susto inicial se foi, então em 2003 (após ter sua filha, você sabia que era mãe?), Nelly nos presenteia,com o melhor álbum dela: “Folklore”. Que infelizmente é menos vendido de toda a sua carreira. Mas, em cada canção, das mais agitadas às mais lentinhas, o que foi semeado em Whoa, Nelly! cresceu e floresceu, veja a letra de Powerless (Say What You Want) um dos singles desse álbum:
Paint my face in your magazines / Make it look whiter than it seems / Paint me over with your dreams / Shove away my ethnicity / Burn every notion that I may have a flame inside to fight / And say just what is on my mind / Without offending your might
Que ganhou versão Espanglish em parceria com Juanes, chama de “ Abre tu corazón (Powerless) ”. Há nesse cd muito das raízes lusitanas de Nelly, também do folk e de muita instrumentação indígeno-canadense. Caetano Veloso faz coloraboração, escreve e canta com Nelly Furtado na faixa Island Of Wonders. A Música Força virou hino oficial da Copa UEFA, que era sediada em Portugal em 2004. Houve a baladinha Try que entrou para as novelas das 7. O mais legal desse cd, é que grandes sucessos dele vão ser espanholizados (a exemplo de dar aqui abaixo, versão em espanhol de Try) para uma versão especial do próximo cd “Loose”.
Chega Loose; e quem tinha algum sonho que Nelly iria se manter naquela pegada folk, alternativa se surpreendou, se desgostou. Enfim, não se esperava que ela a menina do “I´m like a bird”, pudesse ser sexy, quente… um mulherão; e aconteceu. Tomou a frente de muitas cantoras já consolidadas no mercado e lançou sucesso após o outro Promiscous Girl, Say It Right…. e novamente surpreendeu. Trouxe uma pegada mais latina do que nunca. Te Busqué, em mais uma coloraboração de Juanes, a deixou mais próxima do mercado latino. O mais interessante que ela corria nos dois lados do campo ao mesmo tempo. Em que ela estourava com as batidas americanizadas, lançava também as pegadas latinas. A parceria com a tão saudada Calle 13 com a faixa “No hay Igual”, que é praticamente uma ode à Nelly Furtado (No cd Sale el Sol de Shakira, eles também fizeram algo parecido na faixa “Gordita”).
Chega o Verão no Hemisfério Norte e Nelly Furtado lança o cd Loose Deluxe Edition ou Limited Summer Edition (a depender do país) com várias versões em espanhol de alguns de seus grandes sucessos e também de faixas ainda não trabalhadas no próprio Loose, são elas:
Te busque (spanish version), Lo bueno siempre tiene un final, En las monos de dios e Dar.
Essa edição não chegou a sair no Brasil. Mas aqui a gente ganhou uma versão de All Good Things (Come To And Ed) com o Diego da Banda NX Zero e na Itália com a banda pop Zero Assoluto.
Após testar bastante o mercado é lançado “Mi Plan”. Um álbum completo, todo em espanhol.Esperou-se alguma coisa em português e segundo Nelly havia mesmo até uma versão de “Manos al Aire”, mas não aconteceu. O álbum meio que flopou. Apesar de ser sucesso na França, na Itália… Mas sabe quando algo é pra ser sucesso em um lugar e ele não é… apesar de forçar bastante e ser até apresentadora do prêmio anual de música MTV Latina… É um cd muito bom, ótima produções, participações de peso… Mas, é como se não convencesse…enfim, não é dos meus preferidos.
Uma cantora que se propõe a canta em inglês, português, espanhol e até em hindi. A gente tem de sentar, ouvir e bater palmas. Apesar de muito se especular e até falar mal de sua voz, de suas pernas… penso que quando se procura defeitos é por que se está incomodando exatamente a quem deveria sê-lo (entrevista para a Rede Record). Particularmente, eu gosto muito do trabalho dela, em especial, os dois primeiros cds. Tenho a impressão que ocorre a mesma coisa que se passou com Shakira… a gente cresce, quer mostrar mais, quer ser desejado e como disse o jobim: "a gente não pode ser aquele garoto tímido toda a vida. tem que se dar um pouco mais...". Até a próxima.
Te busqué, debajo de las piedras y no te encontré / En la mañana fría y en la noche / Te busqué hasta enloquecer / Pero tú llegaste a mi vida como una luz / Sanando las heridas de mi corazón / Y haciéndome sentir vivo otra vez (Te Busqué – con Juanes, versão em espanhol)
Site Oficial
Discografia
- Whoa, Nelly! (2000)
- Folklore (2003)
- Loose (2006)
- Mi Plan (2009)
¡ Hablán Español! É uma nova categoria do blog, o qual postará artistas que em geral não grava em espanhol e que porventura tenham algum trabalho na língua.