Saudações aos homens de boa-fé! Bom, antes de terminar o ano, eu resolvi aportar por aqui e deixar a coisa menos feia e dedicar um post a uma banda que eu gosto muito, a “multinacional” Bacilos. Formado por um brasileiro (André Lopes), um colombiano (José Villamizar) e um portorriquenho (Javier Freire), a banda deslanchou no mercado latino mais ou menos no ano de 2003 e foi nesse mesmo período que eu a conheci, pra ser mais específico, no Grammy Latino (o último de Célia Cruz viva =/). O então desconhecido trio levou quase todos os prêmios.
Com uma levada de ritmos latinos bem dosada, uma qualidade de produção, que chega até a um certo refinamento, Bacilos encantou e nos ofereceu tanto canções pra rir, brincar, que falam de amor, de dor e com temáticas sociais. Era um trio de universitários em Miami que se juntaram inicialmente para formar os “Bacilos Búlgaros”, que não rendeu muito, com a readequação somente para “Bacilos”, o grupo começou a ficar conhecido pela Flórida e então lançaram o seu Debut, chamado de Madera. Sem muita expressividade e com problemas pessoais nos Estados Unidos, eles voltam aos seus países; mas o disco rende um contrato com uma gravadora que logo no ano seguinte lança o cd “Bacilos”. Esse momento seria o de fermentação ao absurdo de sucesso que eles chegariam no mercado fonográfico latino no ano seguinte com a produção de Caraluna.
Depois de Caraluna, Bacilos não lançou mais nenhum cd inédito, apenas recompilações, um cd de êxitos e uma produção ao vivo pra Directv . Esse cd de grandes êxitos foi o marco para o fim do trio após 10 anos juntos.
Link para ao vivo no Grammy Latino
A mistura de ritmos, de influências musicais e culturais do grupo conseguiram produzir uma música muito peculiar dentro do tão inchado mercado latino (da mesmice), transmitem um sentimento bom, tem uma pegada gostosa.
Poxa, eu fiquei tristão quando fui buscar os vídeos no youtube, a Warner Latina não permite incorporar os vídeos. Qualquer coisa. vistem o canal para ver os vídeos em qualidade maior. Baixa e curte ai.
Discografia
- Madera (1999)
- Bacilos (2000)
- Caraluna (2002)
- Sin Vergüenza (2004)
- Grandes Éxitos (2006)